BEĨ Educação

POVOS ORIGINÁRIOS:

Uma jornada pela arte e cultura indígena

Por que arte e cultura indígena nas escolas?

A abordagem das culturas indígenas na escola cumpre o determinado pela lei 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

A lei pretende levar para a escola uma série de questões que eram silenciadas ou ignoradas pela comunidade escolar, em um movimento importante para o reconhecimento da pluralidade da sociedade brasileira, formada por diferentes histórias e culturas, diferenças também presentes no espaço escolar.

Dessa forma, a coleção traz propostas de atividades que estimulam os estudantes a pensar sobre seus paradigmas e crenças em relação aos povos originários. Ao fim desta jornada, esperamos enriquecer o conhecimento dos estudantes e cultivar um respeito genuíno pela diversidade cultural, contribuindo para uma identidade brasileira mais inclusiva e culturalmente rica.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

Conheça nossa coleção

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Conhecer as culturas e compreender a

O objetivo da coleção é propor uma nova atitude na educação, oferecendo espaço para diferentes vozes e perspectivas de mundo, contribuindo para que as novas gerações saibam construir uma sociedade mais tolerante, inclusiva e culturalmente estimulante.

Metodologia

A metodologia utilizada no material de arte e cultura indígena incorpora uma abordagem multidisciplinar, promovendo a educação por meio da interseção entre diferentes áreas do conhecimento.

Interdisciplinaridade

A coleção tem caráter interdisciplinar, abarcando temas dos componentes História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.

Áreas do conhecimento

A coleção possibilita o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências das diferentes áreas do conhecimento, com ênfase em Linguagens e Ciências Humanas.

O material é composto de: