Estimular debates em sala de aula torna a formação do aluno mais completa - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => estimular-debates-em-sala-de-aula
    [4] => 
)
  
Q

Estimular debates em sala de aula torna a formação do aluno mais completa

PUBLICADO EM October 15, 2021

ATUALIZADO EM October 15, 2021

Prática também promove o desenvolvimento de habilidades, como oratória, argumentação e reflexão

É comum encontrarmos debates polarizados nas redes sociais, argumentos sem embasamento, muita agressividade e as famosas fake news. Entrar em uma discussão pela internet e esperar um resultado positivo, um aprendizado ou a reflexão aprofundada de novas ideias se tornou extremamente raro. E é nesse universo que os jovens passam grande parte do seu tempo. São horas a fio descendo pelo feed e encontrando poucos conteúdos efetivamente enriquecedores.

Nesse contexto, a escola exerce um papel fundamental de prepará-los para mudar essa realidade – ou, pelo menos, conviver de forma mais saudável com ela. Quando os professores estimulam debates em sala de aula permitem que os alunos possam desenvolver uma série de habilidades, que ajudam a impactar esse cenário, mas também são úteis para a vida cotidiana.

As discussões em si aumentam, inclusive, o engajamento dos estudantes pelos mais diversos conteúdos. As disciplinas tradicionais são fundamentais para a formação, mas quando reflexões mais aprofundadas são adicionadas à aula, aquele conteúdo se torna mais próximo da realidade do estudante e, automaticamente, prende mais a sua atenção.

Além disso, quando os jovens são expostos a discussões, acabam colocando em prática certas competências que poderiam ficar inibidas no modelo tradicional de ensino. Confira algumas habilidades que são estimuladas durante um debate:

Oratória

Como já explicamos em outro post, o desenvolvimento da oratória vai muito além de “aprender a falar bem”. A prática inclui desde o repertório que será utilizado até a linguagem corporal durante a comunicação. Ao treinar essa habilidade desde cedo, no ambiente escolar, ficará muito mais fácil se expressar de uma forma clara, segura e precisa.

Argumentação

Ser contrariado, ter sua opinião contestada e lidar com posições conflitantes é extremamente enriquecedor para a formação. Além de ajudar a enxergar o outro lado, desenvolvendo a empatia com o próximo, essas atividades ajudam o jovem a se desafiar e tentar encontrar argumentos para validar seu ponto de vista.

E no ambiente escolar, com o auxílio dos professores, o estudante vai desenvolver resiliência e aprender a reconhecer quando estava errado ou a conviver com quem pensa diferente – sempre por meio de argumentos que não desrespeitem os direitos do próximo.

Reflexão e pensamento crítico

Receber um conteúdo “pronto” sobre determinado assunto é importante para o estudante aprender certos temas mais técnicos durante a sua formação. Mas conseguir desenvolver um olhar crítico sobre o que é apresentado, conhecer realidades diferentes da sua, conviver com opiniões, culturas e ideias diversas é fundamental para o desenvolvimento de um pensamento mais aguçado e rico acerca do mundo ao seu redor.

Dessa forma, os estudantes saem mais preparados e completos para os desafios que irão encarar na vida adulta – e conseguirão aumentar a qualidade dos debates na internet.

Compartilhe