Acompanhar os acontecimentos recentes nacionais e internacionais aguça a capacidade de análise e de reflexão, permitindo que o estudante conheça melhor o mundo onde vive
Mais do que a aprendizagem de conteúdos, a função da escola também é favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades que garantam o exercício da cidadania. Para a formação de pessoas com capacidade crítica para atuar no mundo de forma autônoma, ética e responsável, o estudo de atualidades e de temas contemporâneos é fundamental.
Acompanhar o que está ocorrendo no Brasil e nos outros países, nas diferentes áreas, como geopolítica, economia, ciência, cultura, questões sociais e meio ambiente, possibilita expandir a compreensão do mundo contemporâneo e dos seus desafios e ser capaz de participar mais ativamente da sociedade. Para isso, é importante identificar o que levou a esses acontecimentos, o papel de cada um dos atores nesses cenários, como esses fatos se relacionam a outros e seus desdobramentos e contradições.
O estudo de atualidades também permite desenvolver um olhar crítico para a mídia, ao considerar que um mesmo fato pode ser noticiado de diferentes maneiras e perspectivas, a depender do veículo de comunicação. E, na era das fake news, ganha ainda mais relevância a busca por fontes de informação diversificadas e fidedignas e com embasamento científico, assim como a capacidade de análise e de reflexão. É importante que o estudante consiga diferenciar um fato de uma opinião e reconhecer notícias falsas e os eventuais interesses que podem estar por trás da divulgação de uma informação.
Outra vantagem do domínio de temas contemporâneos e de atualidades pelos estudantes é a ampliação do repertório cultural. Isso favorece não só a preparação para os vestibulares e o ENEM de modo geral, como a elaboração da redação que, em geral, exige conhecimento dos acontecimentos recentes do cenário nacional e internacional e também boa argumentação.
O acompanhamento do noticiário aperfeiçoa a capacidade de interpretação, dá acesso a diferentes perspectivas e interpretações, expande o domínio da língua e proporciona a prática do questionamento e da reflexão, essenciais para a formação do senso crítico. Permite, ainda, que os alunos consigam compreender as informações dentro de um contexto mais amplo, estabelecer relações entre fato e construir sua argumentação com base em dados.