Comemorado em 22 de agosto, o Dia do Folclore Brasileiro valoriza a herança da cultura popular, ajuda a formar cidadãos mais conscientes de sua história e fortalece a identidade nacional na sociedade contemporânea
Rico em costumes e tradições, nosso folclore traz uma forte relação com a pluralidade e ancestralidade de povos indígenas, africanos e europeus. Uma cultura viva perpetuada de geração em geração que ganha novos contornos, em uma mistura de preservação da memória e adequação para acompanhar as transformações da sociedade. Vai muito além de lendas, brincadeiras, danças, festas ou contação de histórias. Tem impacto social, político e econômico, ao movimentar grupos e reafirmar suas influências.
Trabalhar o folclore brasileiro nas escolas de forma ampla e multidisciplinar, a partir de atividades lúdicas ou experiências imersivas, traz importantes lições de cidadania aos estudantes. Contribui em sua formação ao incentivar o respeito à diversidade, promove conexão com outras realidades, enriquece o repertório cultural, estimula o sentimento de pertencer e amplia o campo de visão sobre a sociedade, suas potencialidades e necessidades.
Herança compartilhada
Por ser uma importante base para as interações ao manter viva a memória dos povos, a herança da cultura popular torna os estudantes mais conscientes de sua história e fortalece a identidade nacional na sociedade atual.
A Unesco recomenda o estudo e a preservação do folclore desde 1940 e o reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial. Em 1951, durante o I Congresso Brasileiro de Folclore, foi estabelecida a Carta do Folclore Brasileiro que recebeu uma releitura em 1995, ao incorporar as contribuições das Ciências Humanas e Sociais. No documento ficou definido que folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.
A data que celebra o Dia do Folclore Brasileiro foi oficializada em 1965, com a proposta de assegurar proteção às manifestações da cultura popular, realizar estudos sobre comportamento da sociedade, bem como incentivar ações públicas e privadas para manutenção deste legado. Projetos pedagógicos que valorizam a cultura nacional permitem às novas gerações a oportunidade de ressignificar narrativas, estreitar vínculos, propagar a essência de seu povo e agir como protagonistas nas transformações sociais.