Ao constituírem formas de expressar e compartilhar sentimentos, ideias e desejos, as manifestações artísticas auxiliam a controlar as emoções e a ter mais motivação, resiliência e foco nos estudos
As artes em geral, como a música, a pintura, a dança, a literatura e o cinema, são formas de o homem expressar seus sentimentos, visões do mundo, desejos e percepções interiores. Constituem manifestações intrinsecamente humanas, que dão sentido e significado à existência, capazes de unir as pessoas em torno das sensações, dos pensamentos e das emoções que despertam.
Durante a pandemia, em que precisamos ficar isolados e sem contato social, assistir a lives e a filmes, ouvir músicas e ver exposições e apresentações virtuais foram maneiras de nos mantermos conectados com outras pessoas, ideias e emoções e lidarmos com o distanciamento, a tristeza e a ansiedade, trazendo um pouco de esperança para o dia a dia.
Além de contemplar a arte, a prática de atividades artísticas também ajuda a lidar com as questões socioemocionais, trazendo benefícios diversos, inclusive para a vida escolar e acadêmica. As artes possibilitam mais empatia, abertura a novas experiências e controle emocional, favorecendo relações interpessoais mais saudáveis. Também auxiliam em momentos de relaxamento, que são importantes para conseguir manter o foco e a motivação nos estudos.
Tocar um instrumento musical, por exemplo, exige concentração e disciplina. Nas artes plásticas, são acionadas, entre outras habilidades, a criatividade e a imaginação. Na dança ou teatro, a capacidade de trabalhar em grupo, a colaboração, a tolerância e a valorização das diferenças. Além disso, as atividades artísticas, de modo geral, reduzem o stress, melhoram o humor, promovem sensação de bem-estar, desenvolvem a sensibilidade e aumentam a autoestima e a resiliência. Todos esses são fatores fundamentais para o relacionamento com os professores e colegas e para um bom aproveitamento dos estudos.