É possível fazer visitas virtuais e explorar o acervo digital de diversos museus do Brasil e do mundo
Já imaginou conhecer obras de arte renomadas e passear pelos corredores de museus internacionalmente conhecidos? Com a pandemia do coronavírus e as novas variantes, muitos desses planos precisaram ser adiados. Mas por conta da tecnologia, é possível ter essa experiência sem sair de casa.
Confira abaixo cinco museus incríveis que disponibilizam seus acervos e visitas virtualmente:
Museu do Louvre (França)
Um dos museus mais conhecidos do mundo, o Louvre tem uma das mais completas plataformas de realidade virtual e disponibilizou todo seu acervo de maneira gratuita. São mais de 480 mil obras que podem ser conferidas em visitas virtuais por suas salas e galerias.
Museu Metropolitano de Nova York (Estados Unidos)
Também conhecido por “MET”, o Metropolitan Museum of Art disponibiliza uma plataforma que mostra os principais locais do museu em 360º. Também é possível acessar vídeos, textos e fotos sobre a história das obras em exposição e detalhes sobre os artistas.
Anne Frank House (Holanda)
Localizado em Amsterdã, o Museu Casa de Anne Frank permite visitas virtuais no local onde a menina de origem judia e sua família se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial. Eles também disponibilizam diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, além de uma sessão especial para quem possui óculos de realidade virtual.
Museu d’Orsay (França)
O Museu de Orsay, localizado em Paris dentro de uma estação ferroviária, disponibiliza galerias virtuais, nas quais é possível conferir esculturas e pinturas famosas de arte clássica, como o famoso autorretrato de Van Gogh.
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Brasil)
Não poderíamos deixar de fora da lista um museu nacional tão renomado. Nas visitas virtuais pelo MASP é possível conferir mais de mil itens de diferentes períodos da história da arte, além das exposições disponíveis.