E-books e textos veiculados em sites, blogs e aplicativos ajudam a despertar o interesse das crianças pelos livros, ampliam o alcance do conhecimento e facilitam o acesso a obras e informações
A prática da leitura é um dos pilares da educação e da formação integral dos estudantes. Além de possibilitar a aquisição e a ampliação de conhecimentos, ler desenvolve a imaginação, a empatia e o senso crítico, além de aprimorar a escrita e a capacidade de analisar e de relacionar informações.
Com tantos benefícios, a leitura deve ser incentivada desde a infância pelas escolas e famílias. Quanto mais as crianças e os adolescentes lerem, mais estarão aptos a interpretar o mundo, buscar seus significados e ter condições de agir de forma autônoma. Nesse processo, além dos suportes impressos, como os livros, os recursos tecnológicos podem ser importantes aliados.
Uma dessas ferramentas são os leitores (e-reader) de livros digitais (e-books). Entre as vantagens do formato digital estão a capacidade de armazenar vários títulos dentro de um mesmo dispositivo, o valor em geral mais baixo do que um livro tradicional e a facilidade e a rapidez na aquisição da obra, necessitando apenas baixar o arquivo digitalmente. A possibilidade de personalizar — trocar a cor das páginas, ajustar o tamanho das letras, marcar trechos e realizar buscas — também são aspectos favoráveis, assim como os recursos de acessibilidade, como interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.
Textos em outras plataformas, como sites, blogs e aplicativos, além de poderem contar com recursos de som e imagem, também costumam ser atrativos para as crianças e os jovens. Eles permitem, ainda, o trabalho com temas contemporâneos e ligados às novas tecnologias de comunicação, como interação e compartilhamento de informações em tempo real. Outra contribuição da tecnologia é a capacidade de divulgação de textos e livros para um número maior de pessoas, ampliando o alcance e o acesso à leitura.
Por outro lado, vale lembrar que a leitura mediada pela tecnologia pode acontecer de forma mais rápida e fragmentada, enquanto a leitura de um texto físico tende a ser mais lenta e conservar a totalidade e o contexto da obra, facilitando e estimulando mais a reflexão.
Ao valorizar as diferentes formas de leitura, as escolas e as famílias mostram às crianças e aos adolescentes que elas não são excludentes e podem ser complementares, e reforçam a importância dessa prática.