Escola e família devem ajudar o estudante a identificar suas forças, superar desafios, tomar decisões responsáveis e traçar planos para o presente e para o futuro
Delinear um projeto de vida — o que os estudantes almejam, projetam e definem para si em relação ao futuro e ao mundo do trabalho — é uma forma de despertar os interesses e as potencialidades dos alunos, favorecendo o autoconhecimento, a autonomia e a tomada de decisões responsáveis. Para o jovem, projetar o seu futuro e atuar sobre ele representa uma possibilidade maior de efetivação de seus sonhos e uma forma de dar significado à sua vida e trajetória.
A temática integra uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe que os estudantes façam uma reflexão sobre seus desejos e objetivos, mobilizem conhecimentos, estabeleçam metas e busquem com determinação e persistência seus projetos presentes e futuros. Assim como a BNCC estimula o protagonismo do aluno em relação à sua própria aprendizagem, ela incentiva essa mesma postura na construção do seu projeto de vida e na capacidade de gerir a sua existência.
Ao se orientar para a elaboração do projeto de vida, a escola assume o compromisso com a formação integral dos estudantes. Isso significa promover seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da construção e consolidação de competências e de valores, como liberdade, autonomia e consciência crítica, que incidirão sobre os processos de tomada de decisão ao longo da vida do aluno.
Nesse processo, é fundamental valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e possibilitar que o jovem se aproprie de conhecimentos e experiências que permitam entender as relações próprias do mundo das profissões e do trabalho, conectando com conteúdos estudados — por exemplo, entendendo que a revolução tecnológica é responsável por grandes transformações no mundo do trabalho.
Atividades práticas, como pesquisar as opções de cursos técnicos, profissionalizantes e de nível superior, trazer para o ambiente escolar profissionais de diferentes áreas para dialogarem com os alunos e visitar locais de trabalho, também podem ser propostas aos estudantes.
Outro ponto importante é que o projeto de vida não é algo fechado ou acabado, mas que está sempre sujeito a revisões periódicas, incorporações de aprendizados e reelaborações. Ele deve conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras, mas ter flexibilidade para absorver os avanços, as descobertas, as mudanças de perspectivas e as escolhas que vão sendo feitas durante a formação acadêmica e também ao longo da vida profissional.
Ao considerar esses aspectos, o jovem deve ser capaz, com a ajuda da escola e da família, de fazer escolhas alinhadas ao seu percurso e história de vida, que propiciem a definição de um projeto, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho, como no que se refere a um estilo de vida saudável, sustentável, ético e que propicie o exercício pleno da cidadania.