BEĨ Educação

5 aplicativos e recursos para ajudar na organização dos estudos

Estudantes que precisam de um auxílio para estruturar a rotina ou que estão se preparando para provas e exames podem contar com essas ferramentas

Em tempos de pandemia, para auxiliar na organização dos estudos em casa, a tecnologia pode ser uma boa aliada. Esses recursos também podem ser incorporados posteriormente, na volta às aulas presenciais, para facilitar a rotina, estruturar os processos e melhorar a preparação para provas e exames. Confira alguns aplicativos e ferramentas gratuitas que auxiliam procedimentos e métodos de estudo. Os aplicativos estão disponíveis para iOS e Android.

Evernote

Funciona como se fosse um caderno virtual, e é possível criar um para cada matéria. Ajuda o estudante a organizar e registrar conteúdos de aula ou estudo, em diversos formatos — pdf, imagens, prints de tela, apresentação de slides e áudios. Também permite montar uma lista de tarefas e compartilhá-la com um grupo, além de listar compromissos, como provas, simulados e aulas extras.

Easy Study

O aplicativo auxilia na criação de um plano de estudo para se preparar para o vestibular, Enem ou concursos. O estudante informa as matérias que precisa estudar e quantas poderá estudar por dia. É possível visualizar um calendário com todas as atividades ao longo de uma semana ou período e acompanhar a sua evolução e histórico. O sistema também envia notificações sobre o quê e quando estudar.

Trello

Embora não seja exclusivo para o estudo, ele funciona bem para detalhar e segmentar qualquer atividade por tarefas e período de tempo. O estudante pode estruturar em um check-list, por exemplo, os conteúdos, leituras e exercícios que tem que cumprir de cada disciplina, e consegue visualizar o avanço de cada etapa. O sistema notifica sobre prazos e também permite distribuir e compartilhar tarefas em grupo e anexar arquivos do Google Drive e Dropbox.

Aprovado

O aplicativo registra as horas de estudo, permite programar um alarme para avisar o término do período e gera gráficos e relatórios para facilitar o acompanhamento e a evolução nos estudos. Com base nesses registros, também aponta as matérias e conteúdos que devem ser reforçados. Possibilita, ainda, compartilhar o desempenho nas redes sociais.

Google Drive

A ferramenta de armazenamento na nuvem desenvolvida pelo Google pode ser bem útil para criar, compartilhar e organizar arquivos usados para estudo, como documentos, planilhas e apresentações, além de fotos, vídeos e pdfs. Entre as grandes vantagens estão poder acessar os arquivos de qualquer lugar e dispositivo, ter um avançado sistema de busca para localizá-los e permitir a colaboração em tempo real.