Interpretação de texto: um mergulho na profundidade da mensagem - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => interpretacao-de-texto-um-mergulho-na-profundidade-da-mensagem
    [4] => 
)
  
Q

Interpretação de texto: um mergulho na profundidade da mensagem

PUBLICADO EM October 13, 2021

Interpretar é mergulhar nas entrelinhas da mensagem e permitir-se compreendê-la em sua profundidade, a fim de acessar conhecimento e agregar novos saberes.

Vivemos na era da informação e a rapidez para ler e absorver o volume expressivo de tudo o que nos chega, por diversos meios, pode comprometer muito a habilidade de interpretação textual, ou seja, a capacidade de compreender o conteúdo e refletir sobre ele.

A interpretação de texto começa a ser aprendida desde a infância e segue por toda a vida, em situações cotidianas verbais e não-verbais. É imprescindível para os estudos, a carreira profissional e o melhor convívio social.

Diferentemente de uma leitura rápida e literal, a interpretação textual requer calma e atenção. No processo pedagógico, não se restringe às aulas de português. Ao contrário, abre as portas para o entendimento multidisciplinar, ao favorecer a assimilação de conteúdos e ideias.

Se o aluno sabe interpretar o enunciado, pode resolver com mais facilidade uma fórmula matemática, compreender um gráfico de evolução geográfica, analisar uma questão ligada ao aquecimento global, entre tantos universos de temas.

Aptidão para ser praticada

Fazer da leitura um hábito, reler quantas vezes for necessário, sublinhar as principais ideias contidas na mensagem, consultar o dicionário, trabalhar conexões, identificar detalhes para perceber duplos sentidos, metáforas, analogias, trocadilhos ou outras figuras de linguagem, é um exercício que deve ser constantemente estimulado e praticado para melhorar a capacidade de interpretação de texto.

A interpretação não apenas amplia o conhecimento e abastece os alunos de argumentos, como forma cidadãos mais críticos, que enxergam o mundo além da superfície, capazes de traduzir realidades e entender suas múltiplas faces para fazer escolhas mais conscientes.

Oferecer livros apropriados para a idade de crianças e jovens, apresentar vários gêneros literários, criar uma rotina de leitura, visitar bibliotecas e livrarias, relacionar histórias com fatos cotidianos, e tornar o momento de ler especial e agradável, contribuirá para aumentar o vocabulário, enriquecer o repertório e resultará em aprendizado aprofundado.

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE