BEĨ Educação

Aprendendo a viver na

Por que estudar cidades?

A coleção APRENDENDO A VIVER NA CIDADE busca explorar, de maneira inovadora, o impacto das cidades na vida moderna e capacitar os estudantes a tornar-se agentes de mudança nesse ambiente dinâmico.

Essa questão fica ainda mais relevante ao analisarmos a demografia global. Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. Ao mergulharmos nas questões fundamentais sobre o que são cidades, por que existem e como funcionam, convidamos os estudantes a refletir sobre seu papel na transformação urbana. Esta jornada educacional busca não apenas informar, mas inspirar ações práticas para construir cidades mais sustentáveis.

Ensino Médio

Como construir

A cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações daqueles que a habitam. Cuidar da cidade é cuidar do que é nosso: é cuidar da nossa vida, do lugar que escolhemos para viver. Estamos tão imersos nesse ambiente que tendemos a não refletir sobre ele: agimos como se a cidade fosse uma realidade já dada, quando na realidade ela é uma construção nossa, feita e refeita todos os dias. Por isso, o propósito dessa coleção é que os estudantes se tornem protagonistas ativos na construção e transformação do ambiente urbano, contribuindo para cidades mais sustentáveis e resilientes.

Metodologia

A metodologia proposta é a aprendizagem baseada em projetos, que busca potencializar o aprendizado tanto do conteúdo quanto das habilidades e a percepção dos jovens sobre a importância do tema. Além disso, o projeto coletivo incentiva a colaboração mútua entre os estudantes.

Interdisciplinaridade

A coleção tem caráter interdisciplinar, abarcando Geografia, História, Sociologia, Política, Artes, Meio Ambiente, Economia e Direito, entre outras áreas.

Áreas do conhecimento

A coleção possibilita o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências das diferentes áreas do conhecimento, com ênfase em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Linguagens e suas Tecnologias.

Reproduzir vídeo

O material é composto de: