Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => estimular-o-pensamento-critico-ajuda-a-inovar-buscar-solucoes-e-exercer-a-cidadania
    [4] => 
)
  
Q

Estimular o pensamento crítico ajuda a inovar, buscar soluções e exercer a cidadania

PUBLICADO EM December 28, 2020

A construção dessa competência no ambiente escolar possibilita a autonomia intelectual e a capacidade de questionar, de refletir e de propor ideias e ações à sociedade

Um dos temas mais discutidos na educação é a necessidade de os estudantes desenvolverem um pensamento crítico para atuarem plenamente como cidadãos, com autonomia intelectual, capacidade de questionamento e potencial para transformar a realidade.

O pensamento crítico pode ser definido como a capacidade de se posicionar de forma racional e analítica frente a uma informação ou situação, considerando sua origem, lógica, coerência e objetivo.  A construção desse saber crítico no ambiente escolar, no entanto, não se faz de modo automático. É necessário que os educadores tenham consciência da importância dessa habilidade, estejam engajados para o seu fomento e adotem estratégias para estimular essa visão crítica.

Uma delas é o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em projetos, o design thinking e a sala de aula invertida. Elas colocam o aluno como protagonista da construção do seu conhecimento, propiciando o desenvolvimento do pensamento independente, da criatividade e da capacidade de formular perguntas e buscar soluções de forma colaborativa.

Para auxiliar o aluno nesse processo, a bagagem de informações e de leitura e a participação em rodas de conversa e debates são fundamentais, pois proporcionam o conhecimento de diferentes pontos de vista, a conexão entre os saberes e a capacidade de escuta, de questionamento, de reflexão, de argumentação e de expressão.

Possibilitar o contato com outros contextos de vida, por meio de projetos de intervenção ou voluntariado, também ajuda os estudantes a conhecerem e dialogarem com outras realidades, se sensibilizarem com a situação da parcela da população que é mais carente e com as desigualdades e propor ideias e ações à sociedade.

Além de contribuir para a atuação cidadã, o pensamento crítico é a base para criar e inovar, habilidades valorizadas no mercado de trabalho, ainda mais em uma sociedade cada vez mais digital e automatizada. E, em um momento em que as fontes de informação e as fake news se multiplicam, o olhar crítico se torna necessário também para se ter uma opinião independente e bem embasada.

Compartilhe