Entenda a importância da inteligência emocional - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => entenda-a-importancia-da-inteligencia-emocional
    [4] => 
)
  
Q

Entenda a importância da inteligência emocional

PUBLICADO EM January 28, 2022

Estimular a inteligência emocional em sala de aula traz benefícios para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes

Inteligência emocional consiste na capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções, e conseguir entender os sentimentos de outras pessoas. O termo foi criado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman e explora a importância de controlar o que se sente, desenvolvendo uma espécie de educação emocional que impacta diretamente nas relações sociais do indivíduo e que, quando é desenvolvida, melhora a interação com o próximo.

É um tipo de inteligência que vai além de aspectos teóricos, científicos e acadêmicos, mas influencia o desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional. Por isso, ela pode ser estimulada no período escolar e incentivada pelos responsáveis, ajudando estudantes a lidarem com momentos de tensão, dificuldades, sentimentos complexos, pensamentos negativos e desafios pelo caminho.

E da mesma forma que os outros tipos de inteligência podem ser treinados e desenvolvidos, também é possível trabalhar as habilidades emocionais. As escolas podem, por exemplo, promover atividades voltadas para a reflexão sobre questões comportamentais, práticas de relaxamento, meditação, dinâmicas em grupo e trabalhos mais práticos que demandem o uso dessas habilidades.

Outra possibilidade é o incentivo de projetos que envolvam a solução criativa de conflitos, além de momentos de debates que saiam do lugar comum e discutam emoções que surgirem durante um trabalho em grupo, por exemplo.

Nesse contexto, o autoconhecimento é fundamental. O jovem deve refletir sobre as experiências que já teve, como reage diante de uma situação de dificuldade e como encontra soluções para seus problemas.

Quando os professores e a escola como um todo criam um ambiente seguro e emocionalmente saudável, o estudante se sente mais confortável e confiante para cuidar da sua saúde emocional. Isso irá influenciar diretamente na sua formação como um cidadão mais consciente de suas ações e mais preparado para a vida adulta.

Compartilhe