Veja 5 funções do Google Chrome que ficam “escondidas”
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => veja-5-funcoes-do-google-chrome-que-ficam-escondidas
    [4] => 
)
  
Q

“Cinco dicas ‘escondidas’ do Google Chrome”, por Hélio Sales Jr.

PUBLICADO EM June 8, 2022

Em 2022 a BEĨ Educação conquistou o título de empresa parceira do Google, num processo que envolveu certificação de funcionários, aplicação de boas práticas e testes para demonstrar os requerimentos necessários para alcançar esse status.   

Colaboradores de diferentes áreas da BEĨ Educação são certificados pelo Google. Para este artigo, pedimos a eles dicas sobre o navegador Google Chrome que podem não ser tão conhecidas, mas fazem a diferença em seus fluxos de trabalho. Seguem, abaixo, as dicas compartilhadas.  

1. O Chrome também é uma calculadora  

Esta dica é útil naqueles momentos em que precisamos fazer uma conta rápida, poupando o tempo de procurar e abrir o aplicativo da calculadora: basta digitar a conta na caixa de busca do navegador:  

  

E não é preciso nem pressionar enter: o resultado aparece automaticamente. Pode-se inclusive digitar equações bem mais complexas, como fatoriais ou raízes quadradas.  

2. Agrupar abas  

Quem trabalha na frente do computador o dia inteiro acaba precisando abrir várias abas para acessar diferentes conteúdos: e-mail, notícias, buscas etc. Porém, é possível organizar agrupando as abas com conteúdos similares.  

 

É preciso clicar com o botão direito em cima de uma aba, escolher “adicionar guia ao novo grupo” e definir o nome e a cor do conjunto. Desta maneira, é possível organizar os sites visitados por categorias, colocando quantos grupos e abas forem necessários no navegador. De maneira muito intuitiva, é possível expandir e colapsar grupos, retirando ou adicionando abas.    

3. Enviar um link para outro dispositivo 

Na caixa de busca do Chrome, há um ícone com uma seta ao lado da estrela. Clicando nele, você consegue enviar aquela página para o telefone ou outro dispositivo. 

  

Essa dica pode ser útil quando você precisa continuar uma leitura ou não pode se esquecer de checar algo em algum site: ao abrir o Chrome no dispositivo selecionado, a notificação para acessar o link vai estar lá.  

4. Abrir arquivos de áudio e vídeo 

Essa dica pode poupar o trabalho de baixar e instalar reprodutores multimídia: basta encontrar o áudio ou filme no computador, e em “abrir com” escolher o Chrome. Apesar de não oferecer ferramentas mais sofisticadas, como de edição, o recurso é muito útil para escutar um podcast ou assistir a um vídeo baixado, por exemplo.  

    

5. Reabrir uma guia fechada por engano 

O comando “Control + Shift+ T” abre a última guia fechada. Mas se você fechou mais de uma guia por engano e não consegue se lembrar qual foi, pode repetir o comando que o Chrome continuará abrindo as últimas guias fechadas, da mais recente à mais antiga.  

    

Se você conhece mais alguma dica “escondida” desse navegador, conte para nós em nossas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter, no @beieducacao. 

Hélio Sales Jr. é da área de Tecnologia da BEĨ Educação e especialista Google.  

#beieducacao #googlechrome #dicasparaogoogle #empresaparceiradogoogle

Compartilhe