Projetos pedagógicos que valorizam a cultura nacional contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes - BEĨ Educação
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Projetos pedagógicos que valorizam a cultura nacional contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes

PUBLICADO EM February 25, 2021

Conhecer as produções culturais dos povos que constituíram o Brasil amplia o sentimento de pertencimento social e a compreensão dos legados e das contradições que moldaram a nossa história

A escola é um espaço de socialização e onde os valores culturais são assimilados. Nessa perspectiva, trabalhar a riqueza e a diversidade da cultura brasileira e trazer esses temas para projetos pedagógicos é fundamental para os alunos ampliarem os conhecimentos sobre a história do país, contribuindo para a construção da cidadania.

A cultura brasileira em todos os seus aspectos — produções artísticas, manifestações religiosas, festas, culinárias, costumes etc —  é uma das mais ricas do mundo, devido sobretudo aos diferentes povos que formaram o país, como indígenas, africanos, europeus e asiáticos, e a sua miscigenação. Conhecer as contribuições de cada um e como elas se articularam na constituição da nação permite compreender melhor a nossa história e valorizar e respeitar as diferenças. Ao mesmo tempo, fortalece a identidade nacional e o sentimento de pertencimento, essenciais para atuar na transformação de uma sociedade mais igualitária e justa.

Ao trabalhar os elementos da cultura brasileira na sala de aula também é fundamental que os professores ajudem os alunos a desenvolverem um olhar crítico para as questões relacionadas às diferenças étnico-raciais e étnico-culturias — tanto as do passado, como a experiência colonial e a escravidão, como as que persistem até hoje, a exemplo do racismo estrutural e dos preconceitos e desigualdades que atingem a população negra e indígena.

Outro ponto importante do trabalho didático com essa temática é estimular o contato com a pluralidade cultural brasileira por meio de experiências concretas, que podem envolver trabalhos interdisciplinares e pesquisas nos arredores da escola ou mesmo entrevistas com familiares e pessoas conhecidas dos estudantes. Desta forma, o conhecimento sai da teoria e ganha relevância com as vivências práticas, além de evidenciar que a cultura é algo vivo, que não ficou apenas no passado, e que se transforma continuamente.

Explorar os múltiplos registros da cultura nacional, valorizá-la e questionar as suas contradições são formas de apresentar a questão para os alunos em toda a sua complexidade e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.

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