Por que é importante falar sobre diversidade nas escolas?
PUBLICADO EM November 1, 2020

Oferecer um momento de reflexão e discussão sobre o tema é uma forma de promover o pensamento crítico dos estudantes e incentivar o engajamento social
O ambiente escolar, assim como outros espaços de convívio social, ainda é, infelizmente, palco para muitos atos de discriminação e intolerância. Com estudantes de diferentes gêneros, classes sociais, etnias, religiões, espectros cognitivos e orientações sexuais, é cada vez mais necessário discutir e entender o papel da escola dentro desse contexto.
É importante que o tema da diversidade seja introduzido na formação escolar, de forma que os alunos aprendam a respeitar e reconhecer as diferenças de cada indivíduo na sociedade. Para que a escola seja um ambiente seguro e inclusivo, as instituições de ensino devem manter o compromisso de oferecer uma educação crítica, humanística e capaz de problematizar os estigmas e preconceitos, promovendo espaços de aprendizagem que valorizem a reflexão e incentivem o engajamento social dos estudantes.
Na prática, no entanto, muitos educadores ficam em dúvida sobre como aplicar esses princípios em sala de aula. Investir em dinâmicas de integração e socialização entre os alunos pode ser uma alternativa interessante para explorar a questão junto ao projeto pedagógico da escola. Propor atividades coletivas e interativas ajudam na construção da empatia entre os jovens e permitem a troca de experiências.
Uma outra opção é trabalhar filmes, músicas ou livros que abordam a temática. A representatividade de grupos minoritários e socialmente excluídos é fundamental e auxilia no desenvolvimento socioemocional dos alunos para respeitarem as diferenças. Além disso, também é interessante trabalhar uma abordagem mais teórica e crítica sobre o assunto, apresentando autores contemporâneos que estudam a questão e problematizam, por exemplo, conceitos como “racismo reverso”.
Oferecer um espaço aberto de diálogo, onde todos os alunos se sintam confortáveis para falar e ouvir diferentes opiniões, deve ser um esforço coletivo por parte da comunidade escolar para formar jovens conscientes dos problemas sociais e que combatam qualquer tipo de intolerância ou discriminação.