Obras audiovisuais podem ser bom recurso para compreender melhor um período ou fato histórico - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => obras-audiovisuais-podem-ser-bom-recurso-para-compreender-melhor-um-periodo-ou-fato-historico
    [4] => 
)
  
Q

Obras audiovisuais podem ser bom recurso para compreender melhor um período ou fato histórico

PUBLICADO EM March 23, 2021

Ao retratar uma época e seu contexto socioeconômico, político e cultural e permitir diferentes olhares, filmes e documentários ajudam a entender as nuances da História

O uso de recursos audiovisuais, como filmes e documentários, pode ajudar os alunos a entender melhor um período ou fato histórico. Além de ampliar o repertório dos alunos e trazer diferentes pontos de vista sobre o tema, o formato dessas narrativas têm o potencial de envolvê-los e despertar maior interesse sobre um determinado assunto.

Em geral espectadores de filmes e séries, os jovens possuem familiaridade com a linguagem audiovisual, o que os torna mais receptivos para esse tipo de recurso. A articulação de som e imagem e o envolvimento com a narrativa também facilitam a apreensão do conteúdo e a aprendizagem, enriquecendo a aula e os aspectos vistos em livros ou apostilas.

Outra vantagem das obras audiovisuais é contextualizar os acontecimentos, permitindo uma perspectiva mais ampla sobre o tema. As narrativas muitas vezes retratam a sociedade da época, de seus usos e costumes à arquitetura, das relações sociais à situação política. Por esse caráter multifocal, os filmes e documentários também possibilitam um olhar mais multidisciplinar dos professores e o trabalho com mais de uma disciplina — história, linguagem e sociologia, por exemplo.

Atualmente, a disponibilidade e a grande diversidade de filmes e documentários propiciam que o professor explore diferentes pontos de vista e use trechos de mais de uma obra para ilustrar os pontos a serem destacados. A visão sobre a II Guerra Mundial mostrada por uma produção alemã pode ser muito diferente de uma norte-americana. Além da origem, a época em que o filme ou documentário foi realizado também é um fator a ser analisado.

Um aspecto importante é o docente dialogar ativamente com a obra, apontando discussões e lançando questões que levem os alunos a, mais do que ampliar os conhecimentos, refletirem sobre o assunto e estabelecerem relações com outros fatos e temas.

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE