Obras audiovisuais podem ser bom recurso para compreender melhor um período ou fato histórico - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => obras-audiovisuais-podem-ser-bom-recurso-para-compreender-melhor-um-periodo-ou-fato-historico
    [4] => 
)
  
Q

Obras audiovisuais podem ser bom recurso para compreender melhor um período ou fato histórico

PUBLICADO EM March 23, 2021

ATUALIZADO EM September 10, 2021

Last updated on September 10th, 2021 at 01:29 pm

Ao retratar uma época e seu contexto socioeconômico, político e cultural e permitir diferentes olhares, filmes e documentários ajudam a entender as nuances da História

O uso de recursos audiovisuais, como filmes e documentários, pode ajudar os alunos a entender melhor um período ou fato histórico. Além de ampliar o repertório dos alunos e trazer diferentes pontos de vista sobre o tema, o formato dessas narrativas têm o potencial de envolvê-los e despertar maior interesse sobre um determinado assunto.

Em geral espectadores de filmes e séries, os jovens possuem familiaridade com a linguagem audiovisual, o que os torna mais receptivos para esse tipo de recurso. A articulação de som e imagem e o envolvimento com a narrativa também facilitam a apreensão do conteúdo e a aprendizagem, enriquecendo a aula e os aspectos vistos em livros ou apostilas.

Outra vantagem das obras audiovisuais é contextualizar os acontecimentos, permitindo uma perspectiva mais ampla sobre o tema. As narrativas muitas vezes retratam a sociedade da época, de seus usos e costumes à arquitetura, das relações sociais à situação política. Por esse caráter multifocal, os filmes e documentários também possibilitam um olhar mais multidisciplinar dos professores e o trabalho com mais de uma disciplina — história, linguagem e sociologia, por exemplo.

Atualmente, a disponibilidade e a grande diversidade de filmes e documentários propiciam que o professor explore diferentes pontos de vista e use trechos de mais de uma obra para ilustrar os pontos a serem destacados. A visão sobre a II Guerra Mundial mostrada por uma produção alemã pode ser muito diferente de uma norte-americana. Além da origem, a época em que o filme ou documentário foi realizado também é um fator a ser analisado.

Um aspecto importante é o docente dialogar ativamente com a obra, apontando discussões e lançando questões que levem os alunos a, mais do que ampliar os conhecimentos, refletirem sobre o assunto e estabelecerem relações com outros fatos e temas.

Compartilhe