Formação continuada de professores pode ser diferencial
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Oferecer formação continuada a professores pode ser diferencial para escola

PUBLICADO EM October 17, 2023

ATUALIZADO EM October 17, 2023

Melhora na qualidade de ensino e valorização da prática por parte dos profissionais estão entre vantagens de promover qualificação de educadores  

Oferecer formação continuada para os professores é uma estratégia cada vez mais comum nas escolas. Ela vem ao encontro de uma demanda crescente por aperfeiçoamento tanto dos educadores quanto dos estudantes e seus pais. Afinal, combinar conhecimentos e conteúdo à didática é algo dinâmico, que precisa ser constantemente revisitado e aperfeiçoado.   

Novas abordagens pedagógicas, a atualização de conhecimentos e a revolução digital mostram a necessidade de aprimorar as qualificações dos profissionais. Como resultado dessa prática, temos educadores mais bem formados, o que contribui de maneira decisiva para a evolução da qualidade de ensino, que é um dos principais valores de uma escola.     

O que é formação continuada de educadores  

O conhecimento humano está em constante evolução, em suas diversas áreas. Nos conteúdos curriculares e pedagógicos, não é diferente. Por esse motivo, as habilidades desenvolvidas pelos educadores em sua formação inicial necessitam de constantes atualizações.  

É com esse objetivo que se dá a formação continuada dos professores. Ela possibilita aos educadores contato com os saberes desenvolvidos pelas ciências. Também servem como ocasiões de troca de experiências e competências, possibilitando novos aprendizados.   

Além de saberes e habilidades próprios da docência, há outras competências que precisam ser desenvolvidas por meio de formação continuada. Um exemplo são exigências de natureza normativa. A escola – e seus educadores – precisam estar atentos ao que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo. Ela estipula o currículo base e as propostas pedagógicas de todas as instituições de ensino públicas e privadas do país.   

Outro ponto a citar são as tecnologias digitais, presentes na vida de praticamente toda a comunidade escolar e que podem ser aliadas no processo de aprendizagem. Mas, para isso, é necessário que os educadores estejam familiarizados com elas. No entanto, essa ainda não é a realidade.  A pesquisa TIC Educação já havia mostrado, em sua edição 2021, que o uso de tecnologias digitais nas escolas depende de maior formação dos docentes.  

Esse desafio foi notado pela equipe da BEĨ Educação nas formações que realiza com educadores de escolas que adotam seus materiais. “Muitos professores tinham dificuldades quando realizávamos a formação”, diz Natália Alonso, gestora de projetos da BEĨ Educação. “Eles tinham entraves até para acessar o [Google] Meet ou a ferramenta de interação”, disse ela.  

Natália também observou que as dificuldades independem da rede em que atuam. “Os desafios dos professores são os mesmos, seja rede pública, seja privada. A dificuldade inicial com tecnologia é algo que encontramos em professores de todos os tipos, em todos os lugares”, afirmou.  

Qual a importância e as vantagens de promover a formação continuada  

A  formação continuada dos educadores é essencial para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos estudantes. Essa é a premissa básica para promovê-la.  

Mas as escolas podem perceber outras vantagens ao adotar a prática. Entre elas, podemos citar:  

  1. educadores mais motivados e valorizados;  
  2. maior alinhamento entre proposta pedagógica da escola e prática docente em sala;  
  3. menor rotatividade de profissionais no colégio;  
  4. melhoria da qualidade de ensino da instituição;  
  5. melhoria da reputação da escola.  

Aqui, vale uma observação: com essas vantagens, é importante que a escola não encare a atividade como uma “obrigação”. Na verdade, essa prática deve estar inclusive prevista no Plano Político Pedagógico da instituição.  

Como as escolas podem incentivar a formação continuada dos professores 

Como vimos, há inúmeras vantagens em promover a formação continuada. No entanto, há muitas escolas que ainda não adotam a prática. Para Natália Alonso, isso pode acontecer como reflexo da falta de recursos e do tempo escasso. Mas, para ela, com a correta administração do horário e o preparo adequado, “é possível proporcionar momentos de aprendizado e troca de experiências entre educadores”. 

Um primeiro passo pode ser o levantamento das principais demandas dos docentes e a identificação de pontos frágeis. Com essas informações, é possível estabelecer as prioridades a serem abordadas nas práticas de formação. Desenvolvimento de competências pessoais e socioemocionais, tecnologia na educação, uso de metodologias ativas, inclusão e diversidade e as inovações da BNCC estão entre os principais temas buscados pelos docentes. 

A partir de cada realidade, diversas medidas podem ser adotadas. A formação pode incluir cursos livres, de extensão, palestras, workshops e até programas de pós-graduação. Estimular a participação em seminários e congressos e o compartilhamento de experiências entre os docentes são outras formas de contribuir para a circulação de informações. 

Com o avanço no uso de recursos digitais, muitas dessas iniciativas podem acontecer no formato remoto. Essa possibilidade favorece a inclusão e a equidade ao permitir que um maior número de professores tenha acesso a essas capacitações. 

“O compartilhamento de práticas em um momento formativo dinâmico e bem construído pode transformar a visão do professor para os materiais e projetos”, avalia Natália. Para a gestora, essa atitude pode resultar em mais do que conhecimento. “Ela pode proporcionar maior aproveitamento e engajamento, um incentivo para que esse aprendizado seja propagado da melhor forma”, acrescenta. 

Para as escolas que adotam materiais da BEĨ Educação, a formação dos educadores é uma das entregas previstas. Eles recebem orientações da equipe da BEĨ Educação sobre como usar as coleções em sala de aula, metodologias que podem ser recomendadas e esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo. Além disso, há acompanhamento dos profissionais, para a elaboração dos projetos de culminância de aprendizagem. Isso porque os materiais adotam a metodologia de aprendizagem baseada em projetos

Os materiais têm como objetivo promover uma aprendizagem significativa, para que os estudantes percebam o valor do conteúdo em suas vidas.  

Entenda neste texto a importância de promover uma aprendizagem significativa.  

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