Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => ferias-escolares-sao-necessarias-para-descansar-se-divertir-e-aprender-mais
    [4] => 
)
  
Q

Férias escolares são necessárias para descansar, se divertir e aprender mais

PUBLICADO EM December 4, 2020

Período é importante para o estudante relaxar, desligar-se da rotina de tarefas e tensões do dia a dia e recarregar as energias, o que tem impacto na qualidade de vida e nos estudos

Depois de um ano de estudo, em que as dificuldades foram ainda potencializadas pela pandemia, é hora de as crianças e os adolescentes aproveitarem as férias escolares. Essa pausa é importante para garantir a saúde física e mental, aliviar o estresse, desconectar-se do cotidiano da escola e recarregar as energias para o novo período letivo que vai se iniciar posteriormente.

Em relação à saúde física, desacelerar e desfrutar de momentos de relaxamento reduzem os hormônios que causam estresse e ansiedade e contribuem para regular a pressão arterial e melhorar a imunidade e a qualidade do sono, entre outros benefícios. Como resultado, aumentam o bem-estar, o bom humor e a motivação — inclusive, para aprender mais.

Vivenciar um período de tranquilidade — e sair do estado de alerta e tensão do dia a dia escolar — favorece a criatividade, a concentração, a memória e a assimilação de novos conteúdos pelos estudantes. Ter disposição para aprender, ter boas ideias e pensar em soluções inovadoras é mais fácil quando se está descansado.

Muitos estudantes relacionam os benefícios das férias somente a situações de viagens. No entanto, o aproveitamento desse período de descanso está mais ligado a conseguir sair um pouco da rotina e do ritmo do dia a dia, o que pode ser mais fácil quando se está em outro ambiente, mas também é possível em casa, com uma dinâmica diferente. Ela pode incluir momentos de lazer, entretenimento, autocuidado e abertura para novas experiências — como a dedicação a um hobby prazeroso, como música, gastronomia ou um esporte.

Outra sugestão é tentar reduzir um pouco o uso de dispositivos digitais, como celulares e tablets, para que esse tempo possa ser dedicado a outras atividades mais relaxantes, de preferência ao ar livre ou que envolvam movimento, e à convivência com a família e amigos. Após esses dias de folga, os estudantes voltarão mais descansados, motivados e abertos para novas aprendizagens.

Compartilhe