Enriquecer o repertório cultural impacta a formação do estudante como cidadão - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => enriquecer-o-repertorio-cultural-impacta-a-formacao-do-estudante-como-cidadao
    [4] => 
)
  
Q

Enriquecer o repertório cultural impacta a formação do estudante como cidadão

PUBLICADO EM July 15, 2021

É importante o jovem explorar diversas áreas, não apenas para a escola, mas para seu futuro

Nas atividades escolares, nas provas de redação e até nos grandes vestibulares pelo Brasil, saber explorar o repertório cultural pode ser um grande diferencial para o estudante se destacar. Mas esse tipo de “bagagem” vai muito além da escola e dos processos seletivos, sendo um recurso importante para a vida e para a formação do jovem como um cidadão mais atento e preparado para o mundo ao seu redor.

Em resumo, repertório cultural pode ser definido como o conhecimento que é adquirido a partir de experiências, conversas, leituras e viagens. Ele vai além das disciplinas tradicionais de sala de aula e abrange diversas áreas de conhecimento, desde arte, filosofia, saúde, economia, política até curiosidades aleatórias do cotidiano. E, embora todo esse conteúdo seja absorvido nas vivências do estudante, a escola tem um papel fundamental nesse sentido.

Mas qual será a melhor forma de enriquecer o repertório?

Não existe fórmula mágica ou solução rápida. Ter um repertório mais robusto faz parte de um processo que dura a vida inteira. Para aumentar a bagagem cultural é importante investir em leituras. Explorar temas diversos amplia os domínios do estudante e permite que ele transite por temas diferentes. Mas essa não é a única maneira de se aprimorar. É possível, por exemplo, aproveitar filmes, séries, documentários, exposições e até músicas.

Com o avanço da pandemia no país, visitar museus e exposições presencialmente está mais complexo, mas diversas instituições de referência disponibilizaram seus acervos de forma on-line. Outra dica valiosa é acompanhar os noticiários. Seja por meio de portais confiáveis ou pela televisão, saber o que está em alta pelo mundo pode ajudar na seleção de temas a serem aprofundados.

Quando a escola incentiva a aquisição desse tipo de conhecimento, por meio de orientações, atividades e projetos, permite que os alunos usem o que aprenderam para atuar e dialogar em sociedade de forma efetiva e consciente. Explorando diferentes áreas, experiências e realidades, a visão de mundo se amplia impactando diretamente na formação de um cidadão com pensamento crítico e mais preparado para o futuro.

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE