Construir um projeto de vida auxilia o jovem a gerir sua própria trajetória - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => construir-um-projeto-de-vida-auxilia-o-jovem-a-gerir-sua-propria-trajetoria
    [4] => 
)
  
Q

Construir um projeto de vida auxilia o jovem a gerir sua própria trajetória

PUBLICADO EM January 26, 2021

Escola e família devem ajudar o estudante a identificar suas forças, superar desafios, tomar decisões responsáveis e traçar planos para o presente e para o futuro

Delinear um projeto de vida — o que os estudantes almejam, projetam e definem para si em relação ao futuro e ao mundo do trabalho — é uma forma de despertar os interesses e as potencialidades dos alunos, favorecendo o autoconhecimento, a autonomia e a tomada de decisões responsáveis. Para o jovem, projetar o seu futuro e atuar sobre ele representa uma possibilidade maior de efetivação de seus sonhos e uma forma de dar significado à sua vida e trajetória.

A temática integra uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe que os estudantes façam uma reflexão sobre seus desejos e objetivos, mobilizem conhecimentos, estabeleçam metas e busquem com determinação e persistência seus projetos presentes e futuros. Assim como a BNCC estimula o protagonismo do aluno em relação à sua própria aprendizagem, ela incentiva essa mesma postura na construção do seu projeto de vida e na capacidade de gerir a sua existência.

Ao se orientar para a elaboração do projeto de vida, a escola assume o compromisso com a formação integral dos estudantes. Isso significa promover seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da construção e consolidação de competências e de valores, como liberdade, autonomia e consciência crítica, que incidirão sobre os processos de tomada de decisão ao longo da vida do aluno.

Nesse processo, é fundamental valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e possibilitar que o jovem se aproprie de conhecimentos e experiências que permitam entender as relações próprias do mundo das profissões e do trabalho, conectando com conteúdos estudados — por exemplo, entendendo que a revolução tecnológica é responsável por grandes transformações no mundo do trabalho.

Atividades práticas, como pesquisar as opções de cursos técnicos, profissionalizantes e de nível superior, trazer para o ambiente escolar profissionais de diferentes áreas para dialogarem com os alunos e visitar locais de trabalho, também podem ser propostas aos estudantes.

Outro ponto importante é que o projeto de vida não é algo fechado ou acabado, mas que está sempre sujeito a revisões periódicas, incorporações de aprendizados e reelaborações. Ele deve conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras, mas ter flexibilidade para absorver os avanços, as descobertas, as mudanças de perspectivas e as escolhas que vão sendo feitas durante a formação acadêmica e também ao longo da vida profissional.

Ao considerar esses aspectos, o jovem deve ser capaz, com a ajuda da escola e da família, de fazer escolhas alinhadas ao seu percurso e história de vida, que propiciem a definição de um projeto, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho, como no que se refere a um estilo de vida saudável, sustentável, ético e que propicie o exercício pleno da cidadania.

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE