Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => autoconhecimento-e-fundamental-para-gerenciar-bem-as-financas
    [4] => 
)
  
Q

Autoconhecimento é fundamental para gerenciar bem as finanças

PUBLICADO EM December 23, 2020

Ao reconhecer e identificar características pessoais, interesses e valores, é possível realizar um planejamento mais compatível com o estilo e plano de vida

O planejamento financeiro é essencial para as pessoas conseguirem ter uma vida mais tranquila e um futuro com mais estabilidade, mas nem sempre é fácil ter controle sobre as finanças. Um fator que pode ajudar nesse processo é o autoconhecimento — a capacidade de conhecer o seu próprio perfil ao lidar com o dinheiro, saber seus pontos fortes e fracos e o que lhe impulsiona a gastar, por exemplo. Assim, é possível fazer escolhas financeiras mais conscientes e inteligentes e não agir sob emoção.

A economia comportamental — área que reúne conhecimentos da neurociência, psicologia e das ciências sociais relativos a consumo, poupança e negócios — sugere que influências psicológicas, sociais e emocionais, conscientes e inconscientes, influenciam as pessoas em suas escolhas relativas ao uso do dinheiro. Com isso, elas agem nesse campo sem muita racionalidade, consideram prioritariamente os benefícios imediatos sem levar em conta as consequências e são muito suscetíveis à opinião dos outros.

Uma situação comum é o ato de comprar por impulso. Muitas vezes, essa ação ocorre mais em função de aliviar uma frustração ou estresse do que pela real necessidade daquele produto ou serviço. Se a pessoa se conhece bem, ela consegue identificar melhor suas motivações e os gatilhos que a fazem gastar mais. Essa consciência contribui para que ela tenha maior autocontrole e cuidado na gestão do seu orçamento.

O autoconhecimento é importante não apenas para conter os gastos, mas também para ser capaz de poupar — por exemplo, para realizar um projeto a longo prazo. Ao ter claro quais são suas prioridades e metas pessoais, tomar decisões responsáveis, como guardar uma quantia mensalmente para alcançar determinado objetivo, tornam-se tarefas mais factíveis e significativas, pois estão atreladas a esse propósito maior.

Seja para ter um controle mais efetivo das despesas, seja para começar a fazer uma reserva financeira, o autoconhecimento é um componente relevante para lidar de uma maneira mais racional com o dinheiro.

Compartilhe