Arte contribuiu para a educação e a formação integral dos estudantes - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => arte-contribuiu-para-a-educacao-e-a-formacao-integral-dos-estudantes
    [4] => 
)
  
Q

Arte contribuiu para a educação e a formação integral dos estudantes

PUBLICADO EM December 18, 2020

Como prática ou como conhecimento, as manifestações artísticas estimulam diferentes competências, desde capacidade de expressão e criatividade até a descoberta de diferentes culturas e o respeito à diversidade

O trabalho com as artes visuais, o teatro, a dança e a música na escola favorece não apenas o desenvolvimento emocional e a percepção estética das crianças e adolescentes, mas também o avanço da aprendizagem nas outras disciplinas. Essas aulas estimulam o raciocínio, a inteligência e o senso crítico, potencializando a ampliação dos conteúdos e o aprendizado em todas as outras áreas do conhecimento.

Como forma de expressão, as artes possibilitam o autoconhecimento e a descoberta da identidade, além de comunicar singularidades, anseios, pensamentos e emoções por meio de produções concretas e representações simbólicas. As competências envolvidas nesse processo, como concentração, criatividade e sensibilidade, são essenciais para um melhor aproveitamento dos conteúdos escolares de modo geral e para a formação integral dos alunos.

Mas, além da produção artística em suas diferentes linguagens, o conhecimento de obras da literatura, do cinema e das demais artes permite aos alunos entrarem em contato com diferentes culturas, explorar e respeitar a diversidade, dialogar com outros modos de vida e de expressão e ter mais empatia, ampliando os horizontes e o conhecimento do mundo. O acesso a uma educação que prioriza as artes também traz mais recursos e referências ao estudante, o que ajuda na capacidade de interpretação e de leitura não apenas de textos, mas também da realidade.

Outro aspecto importante é o caráter interdisciplinar das artes, que mistura senso estético, cultura, ciência, processos históricos, hábitos e conhecimentos, traduzindo a riqueza do legado da humanidade em cada época.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as artes visuais, a dança, a música e o teatro constituem unidades temáticas que se articulam a seis dimensões do conhecimento: criação (o fazer artístico), crítica (impressões e opiniões), estesia (experiência sensível em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais), expressão (possibilidade de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos), fruição (sensibilização durante a participação em práticas artísticas e culturais) e reflexão (análise e interpretação das manifestações artísticas e culturais criador ou leitor).

Como expressão artística ou como conhecimento, a arte contribui para o aprofundamento da aprendizagem nas diferentes linguagens e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento.

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE