A questão indígena pelo olhar da interdisciplinaridade - BEĨ Educação
    Array
(
    [0] => :
    [1] => 
    [2] => beieducacao.com.br
    [3] => a-questao-indigena-pelo-olhar-da-interdisciplinaridade
    [4] => 
)
  
Q

A questão indígena pelo olhar da interdisciplinaridade

PUBLICADO EM April 19, 2021

Língua e costumes atuais carregam herança dos povos tradicionais brasileiros. Entenda por que é importante abrir espaço a essas discussões em suas aulas e confira dicas de filmes e documentários

As efemérides são importantes para chamar a atenção dos estudantes sobre temas da sociedade, até mesmo para temas que sempre estiveram presentes na escola, como a questão indígena. O problema é que muitas vezes o contato do estudante com o assunto se dá de maneira isolada e idealizada na literatura ou muito distante nos capítulos de colonialismo dos livros de história. Desde que bem contextualizada, a relação com povos tradicionais pode render discussões que despertam o interesse do aluno.

Estudar o passado de dominação e violência que construiu a história do Brasil é um passo importante para refletir criticamente sobre o assunto. As influências indígenas, no entanto, não se limitam ao período colonial, diz Cristine Takuá, especialista em cultura indígena da BEI Educação. Ela lembra ainda que muitos dos costumes e crenças que temos atualmente são herança direta dos povos tupi guarani, como o hábito de andar descalço e a alimentação baseada em mandioca e farinha.

Veja a matéria completa no link (https://porvir.org/a-questao-indigena-pelo-olhar-da-interdisciplinaridade/)

Compartilhe
Educador - QR CODEEstudante - QR CODE