Os recursos tecnológicos deixam de ser uma mera ferramenta e se tornam grandes aliados do trabalho do docente
Não é de hoje que a educação se beneficia de avanços tecnológicos. Seja por meio de uma plataforma diferente, aplicativos para estudos, uso de conteúdos audiovisuais ou simplesmente pelo ensino à distância, a inovação permitiu que o setor explorasse novos meios para promover a aprendizagem.
Os professores que demonstraram resistência às mudanças aprenderam, ao longo do tempo, que relutar contra todos esses avanços seria em vão. Em grande parte, porque as tecnologias já estavam muito atreladas à vida dos estudantes. Com isso, começaram a explorar os recursos tecnológicos disponíveis e usá-los em sala de aula.
Porém, o cenário se transformou de tal forma que, hoje, esses fatores são muito mais do que uma mera ferramenta para engajar os jovens e se tornaram verdadeiros aliados do trabalho dos docentes.
Nesse contexto, existem três tipos de tecnologia que estão em alta nas discussões sobre o tema, não apenas por seus diferenciais, mas pelo engajamento e outros benefícios que podem promover para alunos e professores durante o processo de aprendizagem. Confira:
Inteligência artificial
Com esse recurso, a ideia é que as máquinas consigam ter um desempenho parecido com o dos seres humanos em termos de raciocínio, tomada de decisões e resolução de problemas. E uma de suas funcionalidades na educação está na personalização do estudo por meio de plataformas que identifiquem o perfil de cada estudante. Assim, é possível melhorar o desenvolvimento de seus pontos fracos e ajudar a explorar seus pontos fortes.
Holograma
Conhecido por conta dos filmes de ficção científica, os hologramas fazem uma espécie de projeção de figuras, sejam objetos ou mesmo pessoas. Com essa tecnologia, um estudante que não conseguisse comparecer à escola, por exemplo, poderia acompanhar uma aula com o professor em sua própria sala de estar, aumentando o engajamento e captando melhor a atenção do jovem.
Realidade aumentada
Mesclando o mundo virtual com o mundo real, a realidade aumentada permite a interação com objetos virtuais em três dimensões (3D). Imagine o impacto para o aprendizado de um estudante quando uma ilustração “sair” do seu livro de geografia, um elemento da tabela periódica aparecer na sua mesa ou quando ele puder visualizar cenários históricos ao seu redor.
Essas são apenas algumas das possibilidades que essas tecnologias permitem. É possível explorá-las de inúmeras maneiras em sala de aula ou à distância para engajar os estudantes e fazer do processo de aprendizagem uma experiência ainda mais significativa.