Reflexão sobre economia circular pode englobar estudos de temas contemporâneos como educação financeira, educação para o consumo e educação ambiental
Abordar economia circular é uma maneira de inserir na sala de aula conteúdos de diversos componentes e temas. Ela está relacionada à educação financeira, à educação para o consumo e à educação ambiental.
Esses três assuntos estão entre os Temas Contemporâneos Transversais, tornados obrigatórios pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). São 15 temáticas que se relacionam com o cotidiano dos estudantes e devem ser trabalhadas de maneira transversal.
Neste texto, vamos mostrar 5 dicas para abordar economia circular nas salas e trabalhar esses temas conjuntamente.
O que é economia circular?
A economia circular é um modelo econômico que busca minimizar o desperdício de recursos e reduzir o impacto ambiental. Nesse sistema, produtos são projetados para serem duráveis, reparáveis e atualizáveis, de modo que o tempo em que podem ser usados se prolongue ao máximo.
Outra característica da economia circular é o reaproveitamento de materiais. Quando um produto chega ao fim de sua vida útil, os materiais que o compõem são recuperados e reintroduzidos na cadeia produtiva. Isso é feito por meio da reciclagem, da remanufatura (recondicionamento) ou da compostagem. Dessa forma, os recursos são mantidos em circulação por mais tempo. Isso traz dois benefícios principais:
- evita a extração excessiva de matérias-primas virgens;
- reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou descartados de forma inadequada.
“Os benefícios da economia circular são diversos, e incluem a redução da emissão de gases de efeito estufa, a preservação dos ecossistemas naturais, a criação de empregos na área de reciclagem e reutilização, a diminuição da dependência de recursos escassos e a promoção de uma economia mais resiliente e sustentável”, explica Natalia Alonso, gestora de projetos da BEĨ Educação.
Economia circular e os Temas Contemporâneos Transversais
Como vimos, a BNCC tornou obrigatórias temáticas como “educação financeira”, “educação para o consumo” e “educação ambiental”. Elas devem ser contempladas em habilidades dos diferentes componentes curriculares.
Nesse sentido, o estudo da economia circular pode ser um importante aliado dos educadores. Repensar o consumo é uma lição que compete ao âmbito da educação financeira. E entender os impactos ambientais que ele pode provocar implica conhecimentos de educação ambiental. Tratada de forma contextualizada, transversal e interdisciplinar, relacionando-a a práticas concretas e ao cotidiano dos estudantes, a economia circular integra e trabalha as três temáticas indicadas pela BNCC.
“Quando aplicada à economia circular, a educação financeira pode desempenhar um papel importante ao conscientizar sobre o ciclo de vida dos objetos e a importância da durabilidade e da qualidade dos produtos adquiridos, bem como alertar sobre a necessidade de considerar impactos financeiros e ambientais ao fazer escolhas de consumo”, explica Natalia.
A reflexão sobre a economia circular estimula o pensamento crítico dos estudantes, ajudando-os a compreender os desafios ambientais e financeiros enfrentados pela sociedade atual. “É necessário que os estudantes questionem o consumo excessivo e aprendam desde cedo a importância de reduzir, reutilizar, reciclar e reparar produtos, evitando o desperdício”, afirma a gestora. “Ao refletir sobre o assunto, os estudantes aprendem sobre planejamento financeiro, consumo e consumismo, o que pode incentivá-los a adotar comportamentos financeiros mais sustentáveis”, diz ela.
5 dicas para promover a economia circular
Para auxiliar os educadores a abordar a economia circular nas salas, Natalia preparou 5 dicas. Elas podem ser usadas pelos professores como forma de incentivar a prática e discutir o assunto. Também podem fazer parte de um projeto da turma, o que possibilita uma aprendizagem com mais significado.
1. Reduzir o consumo!
A primeira forma, e talvez a mais importante, de promover a economia circular é reduzir o consumo de produtos descartáveis. Além disso, é importante a conscientização acerca de consumo versus consumismo. Antes de adquirir um novo item, a pessoa deve se perguntar se realmente precisa dele. E refletir se pode optar por uma alternativa mais durável e sustentável.
2. Reutilizar e consertar
Itens antigos ou quebrados podem ser de grande valia! Os estudantes devem ser estimulados a explorar maneiras de reutilizá-los ou consertá-los. Roupas podem ser customizadas e objetos podem ser transformados em artesanato.
3. Reciclar de forma correta os materiais
Em primeiro lugar, é preciso entender quais materiais são recicláveis e quais não são. Isso pode variar de região para região, de acordo com a coleta seletiva. Os estudantes podem ser estimulados a fazer a separação dos resíduos, estabelecendo um sistema de coleta seletiva dentro de casa e da escola. E ainda podem incentivar a família e os amigos a fazerem a mesma coisa! Caso a escola ainda não faça tal separação, uma dica de projeto é estudar como implantar esse sistema.
4. Compartilhar e/ou trocar
Uma ideia a ser proposta aos alunos é explorarem opções de compartilhamento e trocas, em vez de fazerem novas compras. Atividades podem ser organizadas na escola, como eventos de troca de livros, brinquedos ou roupas. Atividades desse tipo ajudam a prolongar a vida útil dos itens e reduzir o desperdício.
5. Cultivar uma horta em casa
Ter uma horta ou participar de projetos de jardinagem comunitária é uma forma prática de economia circular. Além de cultivar alimentos frescos, a pessoa pode aproveitar os restos de alimentos para compostagem, transformando-os em adubo natural para a horta. E é outra proposta de atividade que os estudantes podem levar a cabo.
Uma lição de economia circular e educação financeira
Repensar o consumo é um dos aprendizados propostos pela coleção Aprendendo a Lidar com Dinheiro, material de educação financeira da BEĨ Educação.
Na coleção, o conceito de economia circular é trabalhado com uma proposta de atividade. O material orienta a organizar um bazar com roupas usadas, para que essas peças possam ser reaproveitadas.
Além disso, a lição mostra ainda as várias possibilidades de combinação de peças. Isso é feito para mostrar que não é necessário ter muitas roupas para se vestir de maneiras variadas. A mensagem é: é possível reduzir o consumo.
Além de estudos sobre como organizar um orçamento, gastar menos ou poupar, os livros de educação financeira da BEĨ Educação também proporcionam reflexões sobre consumo consciente.
O material de educação financeira está disponível para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
Para continuar neste assunto, leia como a educação financeira ajuda a planejar gastos e fazer escolhas conscientes.