Nesse formato, o aluno se torna o protagonista do seu processo de aprendizagem e ajuda no desenvolvimento dos colegas
Autonomia, proatividade, trabalho em equipe, autoestima e engajamento. Esses são apenas alguns dos benefícios da aprendizagem colaborativa. A metodologia se baseia no incentivo da participação ativa do aluno em sala de aula, compartilhando ideias e experiências que também contribuam para o desenvolvimento dos outros estudantes.
Nesse processo, o professor deixa de ser o protagonista, como no modelo tradicional, e atua como um mediador, incentivando e conduzindo atividades que promovam a interação da turma. Ele fica responsável por fornecer as informações e ferramentas necessárias para que os alunos consigam alcançar novos conhecimentos e desafios. Ao mesmo tempo, ajuda a explorar talentos e respeitar os limites e o tempo de cada um.
As aulas costumam ser mais dinâmicas, instigam a participação e ensinam, desde cedo, a importância do trabalho em equipe. Além disso, ajudam a desenvolver características fundamentais para o futuro do jovem.
Em primeiro lugar, faz com ele melhore seus relacionamentos interpessoais. Quando o aluno aprende de forma colaborativa, precisa aprender a lidar com ideias diferentes e vivências inéditas, aumentando sua empatia e capacidade de compreensão.
Além disso, o estudante entende o quanto o seu esforço está atrelado ao descobrimento de novos conhecimentos, o que aumenta sua proatividade e sua motivação para estudar e correr atrás do aprendizado. Automaticamente, sua autonomia é impulsionada, já que ele é estimulado a procurar novas abordagens e temas para levar à sala de aula. O professor tem um papel importante nesse cenário, dando os meios para todo esse desenvolvimento, guiando o processo e ajudando o aluno a se sentir mais confiante.
Outro benefício da aprendizagem colaborativa que merece ser destacado é a melhora na comunicação. Para ajudar os colegas ou contar algo aos professores, os estudantes aprendem a dialogar de forma mais clara e desenvolta, podendo até diminuir a timidez.
Com todas essas vantagens, há um outro foco desse método que não pode ficar de fora: o prazer por aprender. A partir do momento que o estudo se torna tão atrelado às características que o aluno explora no seu cotidiano, tudo passa a ser mais natural. As aulas deixam de ser algo distante de sua realidade, como se ele fosse um mero observador do seu processo de aprendizagem, e passam a fazer mais sentido, tornando-se algo estimulante, divertido e enriquecedor.