Enquanto no modelo convencional o estudante é receptor dos conhecimentos, nas metodologias ativas ele é o protagonista na construção do saber
No processo pedagógico, a metodologia utilizada é um elemento crucial. Isso porque ela direciona o planejamento, as estratégias e as atividades educativas. Ao método tradicional de ensino se opõem as metodologias ativas. Mas quais suas principais diferenças?
É importante ressaltar que a metodologia orienta a atuação do educador em sala de aula e estabelece o que se espera do estudante na dinâmica educacional.
O rápido avanço da tecnologia, o maior acesso à informação e as novas demandas do século XXI levaram o modelo tradicional de educação a ser mais questionado e fomentaram a busca por novas formas de ensinar e aprender. Neste texto, vamos falar das principais características de cada modelo.
O método tradicional de ensino
No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas.
Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.
Esse método é mais conteudista, focado em fornecimento de informações. E, muitas vezes, não são mostradas aplicações práticas daquilo que está sendo ensinado.
Em geral, essa metodologia adota testes e provas padronizadas. Além disso, as diferenças individuais não são levadas em conta.
Essa concepção tradicional de ensino é chamada de “educação bancária” por Paulo Freire e de “paradigma instrucionista” por Pedro Demo. Alguns estudos também se referem a esse método como uma educação colonizadora.
Metodologias ativas de aprendizagem
As metodologias ativas consideram o estudante como o centro do processo de aprendizagem. Ele assume o papel de protagonista na construção do conhecimento. Já o educador passa a ser um mediador, e não o fornecedor de informações.
A lógica é formar o estudante não mais para realizar atividades repetitivas e seguir padrões, mas para ter uma postura investigativa e solucionar desafios e problemas da vida real.
Como sujeito de sua aprendizagem, o estudante deve pensar, criar, estabelecer relações, construir e argumentar. Para isso, além do conhecimento cognitivo, são desenvolvidas outras habilidades e competências socioemocionais. Entre elas, podemos mencionar a empatia, a colaboração, a criatividade, a comunicação e o pensamento crítico.
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Metodologias ativas podem ser adotadas em conjunto com as tradicionais?
Sim: é possível mesclar metodologias tradicionais e ativas no processo de aprendizagem.
O trabalho com as metodologias ativas pode incluir atividades tradicionais, como lições de casa. Em conjunto, são usados recursos diversos, como debates, produção de textos, simulações de situações da vida real, dramatizações, estudos de caso e projetos em grupo.
Natália Alonso, gestora de Projetos Educacionais da BEĨ Educação, destaca que as escolas, em sua maioria, não aderiram em sua totalidade às metodologias ativas. Dessa forma, prossegue, elas ainda aplicam os principais temas em uma perspectiva conteudista.
“O ensino tradicional tem uma sequência didática diferente de um estudo de caso, por exemplo”, afirma Natália.
A gestora alerta que a disrupção deve ser trabalhada com cuidado. “As pessoas que estão habituadas com o ‘passo a passo’ do ensino tradicional podem não conseguir fazer a imersão completa em um aprendizado autônomo do qual são protagonistas”, declara.
Exemplos de metodologias ativas
Entre as principais metodologias ativas estão:
- aprendizagem baseada em problemas
- aprendizagem baseada em projetos
- estudo de caso
- design thinking
- sala de aula invertida
- instrução entre pares
Em comum, elas propõem a aprendizagem significativa e a conexão da escola com a vida.
Para se aprofundar mais no tema, entenda em detalhes como funciona a aprendizagem baseada em projetos.